
Por Dra Thais Aranda , médica, CRMSP: 140.556
A dermatite seborreica (DS) é uma inflamação crônica de pele que atinge principalmente as áreas com acúmulo de glândulas sebáceas. Essa doença é responsável pela grande maioria dos quadros de caspas no couro cabeludo.
Também conhecida como eczema seborreico, é uma condição prevalente mundialmente, podendo ocorrer em até 20% da população e, surge geralmente após a puberdade, apesar de que pode ocorrer casos durante o primeiro ano de vida. Não é uma doença contagiosa e não significa falta de higiene, porém causa desconforto estético importante devido a descamação (caspas) e prurido (coceira) nos locais de surgimento das lesões. Além do couro cabeludo, o quadro inflamatório também pode atingir as laterais do nariz, orelhas, e menos frequentemente na região peitoral e dorso. As lesões caracterizam-se por placas avermelhadas e pruriginosas, com descamação fina e quebradiça.
A doença tem uma característica cíclica, com períodos de atividades das lesões e períodos de desaparecimento dos sintomas. As causas da DS não são totalmente conhecidas, porém a teoria mais aceita é que nos locais de maior concentração de glândulas seborreicas, a oleosidade da pele torna-se um ambiente perfeito para a cultura do fungo Malassezia sp, que faz parte da flora de germes habituais da pele, mas consegue se desenvolver em pacientes com predisposição para a doença.
Não existe cura para a dermatite seborreica, mas existe controle do quadro através do uso de xampus com ação anti-fúngica para eliminação da Malassezia, alem de cremes tópicos anti-inflamatórios, ou queratolíticos que garante longos períodos de remissão da doença, na grande maioria dos casos. Além das medicações, alguns hábitos de vida favorecem a correção das caspas, tais como:
- Evitar banhos longos e água muito quente, prefira temperatura morna a fria;
- Evitar prender ou dormir com os cabelos molhados, inibe a proliferação dos fungos;
- Respeitar o tempo de ação dos xampus em contato com o couro cabeludo durante o banho, em média 3 a 5 minutos,
Se ainda persistirem os sintomas, procure orientação de seu médico especialista de confiança.
Contato: telefone (16) 3421-7662 ou WhatsApp (16) 99304-1324
A Aranda Clínica está localizada na Rua Chile, n° 1711 – Sala 702 – Jd. Irajá – CEP: 14020610 – Ribeirão Preto.
